quinta-feira, 2 de abril de 2020

SEMANA SANTA EM CASA: "A tua casa é agora a nossa Igreja"

Caríssimos paroquianos e amigos
Muito boa tarde

Espero-vos bem, juntamente com todas as vossas famílias e amigos

Aqui vos deixo um desafio para esta Páscoa: "A nossa casa é a nossa Igreja". Com esta ideia gostaria de fazer sentir em todos que a família é a Igreja doméstica. E ao dizer é “a nossa Igreja”, estávamos a unir uns aos outros, pois em cada família estão todas as famílias, onde houver cristão aí estão todos os cristãos a viver e a celebrar. Com este tema, desafio as famílias a criarem, nesta Semana Santa, um espaço e um tempo para o encontro com Deus e com a comunidade.
O espaço criado aviva em nós que Deus está presente nas nossas vidas, em particular neste momento de grande fragilidade e ansiedade. E também ajuda-nos a colocarmo-nos na presença de Deus.




Enviamos a proposta litúrgica (foto acima indicada) para a Semana Santa, promovida e preparada pela diocese de Viana do Castelo, que muitos nos pode ajudar a rezar e a celebrar em nossas casas, "igreja doméstica" , aquela que é a Semana Maior da nossa fé, conferindo-lhe dignidade e solenidade, na impossibilidade de poder celebrar na igreja. Abrir link: https://drive.google.com/file/d/16hKVlO-LBiUymqzw2Dreef3vWdXVIxCM/view.

Uma outra proposta, de igual relevância, é a proposta preparada, com afinco, pela Comissão Arquidiocesana para a Celebração da Fé, elencando  algumas indicações para a liturgia do Domingo de Ramos, Semana Santa e Domingo de Páscoa, às quais, pedimos a vossa atenção:  http://www.diocese-braga.pt/media/contents/contents_LimFCQ/SemanaSantaIndicacoes.pdf

As celebrações presididas pelo Senhor Arcebispo são: - Domingo de Ramos: 11.00h - Quinta-feira Santa, Ceia do Senhor: 16.00h - Sexta-feira Santa, Paixão do Senhor: 15.00h - Sábado Santo, Vigília Pascal: 21.00h - Domingo da Páscoa: 11.00h.

Domingo de Ramos
Seria muito interessante que nesse espaço fizessem uma cruz. Usem a vossa criatividade. No Domingo de Ramos será uma cruz com paus, com fios, em arame ou madeira, sem flores... Vejam aqui neste link algumas sugestões: https://www.pinterest.pt/pin/863635666031687272/.
O espaço pode ainda ser enriquecido com uma imagem de Jesus ou de Nossa Senhora, a bíblia aberta, uma vela... O importante é a criatividade.
Aqui deixo um link com ideias: https://www.pinterest.pt/pin/836543699517940620/.

Domingo de Páscoa
No dia de Páscoa esta cruz ganharia vida: podemos embelezar a cruz com flores ou outros adornos que permitam ajudar todos a perceber que a Páscoa é esta passagem da morte à vida. Seria também interessante manter viva essa cruz até ao dia de Pentecostes. Podem encontrar ideias aqui: https://www.pinterest.pt/pin/379639443565228529/.

UM SINAL no exterior da casa
Se isto é tudo para o espaço interior da casa, como seria interessante que em cada uma das casas houvesse uma cruz no exterior. Assim como se fazem os presépios no tempo de Natal, porque não no tempo da Páscoa fazer cruz florida!? Os links acima dão também ideias para o exterior (na porta, na varanda, nas janelas, no jardim...), quer para a Semana Santa quer para o tempo da Páscoa.
Seria ainda interessante depois fazerem uma ou mais fotografias da cruz e do espaço criado e enviarem para  e email da paróquia (paroquiasmiguel@sapo.pt), para serem publicadas, posteriormente, no nosso blog!


Mãos à obra e à criatividade.
O espírito anima-nos a viver este tempo com a cruz ao ombro, na certeza da Páscoa definitiva desta ansiedade e deste medo.

Aceita este desafio. A TUA CASA É AGORA A NOSSA IGREJA. Em cada igreja doméstica, a família, está toda a comunidade. 

Louvemos e agradeçamos a Deus esta oportunidade para celebrar esta Páscoa de foram nova, mas sempre PÁSCOA.

A todos desejo uma Semana Santa habitada pelo desejo de celebrar a Páscoa da Ressurreição com toda a solenidade e alegria em Família.

Atentamente e grato
Pe. Constantino e Diác. Manuel